Os deuses dos computadores não gostam de mim

 

 

Sou uma pessoa geralmente racional. Mas não quando computadores entram em questão.

 

Por circunstâncias adversas, estou me separando de meu Playstation 3. Terei de comprar outro, quando o CNPq resolver reajustar o valor da bolsa de doutorado. Muito bem. Tenho uns 34 gigabytes de dados no PS3 atual. Preciso fazer backup desse montante de dados, caso contrário perderei muuuuuuuuuuuita coisa.

 

Trinta e quatro gigabytes exigem um HD externo. E eu tenho um HD externo de um terabyte (o que é igual a 1024 gigabytes). Espetei-o no PS3, com toda a tranquilidade do mundo. Claro. Não funcionou. (Quando as coisas funcionam, esquecemos delas. E é assim que deve ser.)

 

Pesquisei. Descobri que o PS3 só lê HDs externos particionados no padrão FAT32. Assim, Sony. Senhora Sony. Por que diabos lançam um periférico que usa um formato de disco de CATORZE anos atrás??? O Windows 95 OSR2 usava FAT32! Até o XP, que é de 2001, já usava NTFS – o padrão atual!

 

Daí, vejam só. O formato FAT32 só suporta HDs até 32 gb. Mas o HD do PS3 é muito maior que isso. E, portanto, a maioria dos seus arquivos de backup. ISTO É: a plataforma deles não suporta o backup deles próprios. Simplesmente demais.

 

 

soooooooooooooooooooonyyyyyyyyy...

 

 

Então tive de formatar meu HD externo em FAT32. Formato morto que é, não aparece a opção “FAT32” no gerenciamento de disco do Windows 7. Lá fui eu procurar um programa externo. Tento o Partition Magic 8. Incompatível com o Windows 7. Próximo. SwissKnife. Incompatível. Próximo. O SwissKnife Premium é compatível. Mas é pago. Não consigo achar um serial. (E quase pego um vírus no processo.) Não pagarei 45 dólares para formatar um HD. Próximo. Guiformat. Dá erro. Diz que meu HD “está em uso”. Tento de todas as formas resolver o problema. Reinicio em modo de segurança. Mesmo erro. Analiso cada processo em segundo plano, tentando ver o que estava usando o HD. Desativo a maioria dos serviços do Windows. Erro, erro, erro. Daí meu Windows 7 resolve atualizar-se. Então o micro fica lerdo e reinicia duas vezes. Neste ponto já gastei duas horas com a empreitada, e minhas costas doem. Tento usar o formato exFAT. Plugo o HD no Playstation 3  e… nada. Preciso mesmo do FAT32.

 

 

"não conseguirás fazer teu backup, ho ho ho"

 

 

Tento outra solução. Recorro à força bruta. Abro o prompt de comando e forço a formatação. Erro. “Acesso negado”. Outro código. “Acesso negado”. Pesquiso outros códigos. Consigo! Está formatando. Mas depois de um hora, está em 7%. Terei de deixar formatando a noite inteira. E espero não dar erro em 99%.

 

Se formatar certinho, acho que vai. Espero. É, espero. Espero…

 

É Mônada, os deuses dos micros ou a Sony?

 

Os três! Os três! Os três!

 

See ya.

 

F.

 

ATUALIZAÇÃO. Veja bem. Veja bem!: o post já estava escrito e fui adicionar umas imagens. Deu erro quando tentei incluir a imagem de Zeus. Sim! A tela travou e a imagem não aparecia! Então tentei salvar o post com a opção “save draft”, para atualizar a página e tentar novamente. E deu erro. Do nada, meu post sumiu. Sumiiiiiiu. Tive de escrevê-lo de novo. Do começo ao fim. Imaginem a minha cara quando isso aconteceu. Meu deus! É como falar mal dos deuses e um relâmpago cair em sua cabeça!

 

 

 

5 comentários sobre “Os deuses dos computadores não gostam de mim

  1. formatar 1tb em fat32 não deveria ser tão dificil, já fomatei um de 1,5tb e não deu erro… agora quero achar algum programa ou truque harck para formatar uma dualcase de 4tb em fat32 ou vou esperar até algum harck conseguir mudar o codigo fonte do OFW do ps3 para ler os periféricos em NTFS.

Deixe uma resposta

