Nós, bem de longe

 
 
“Juno”, uma sonda espacial com destino a Júpiter, foi lançada no último 5 de agosto. Ao afastar-se de casa, a aproximadamente 9,7 milhões de quilômetros da Terra, Juno tirou uma foto e a enviou para nós. Eis o resultado:
 
 

fonte: NASA/JPL-Caltech


 
 

O texto da reportagem que consultei diz: “À esquerda, o pálido ponto azul representa a Terra. O minúsculo ponto à direita é a Lua. A foto foi tirada como parte de uma série de testes para verificar o funcionamento da sonda. Juno cobriu a distância entre a Terra e a Lua em menos de um dia e levará cinco anos até percorrer os 2,8 bilhões de quilômetros até Júpiter.”
 
 
Achei interessante a menção do “pálido ponto azul”; título de um famoso livro de Carl Sagan sobre o papel do homem em face da vastidão do cosmos. A NASA, aliás, elaborou um vídeo com o mesmo título, homenageando a Carl Sagan, com trechos narrados pelo próprio:

 
 

 
 
Boa sorte à Juno em sua empreitada jupiteriana.
 
 
F.
 
 
P.S.: Há um erro importante no texto da notícia: Júpiter está a uns 630 milhões de quilômetros da Terra, não 2,8 bilhões. O autor posicionou Júpiter mais ou menos onde Netuno se encontra. (Embora eu entenda a predileção por Netuno, pois Netuno é demais.)
 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s